sábado, 30 de julho de 2016

Gregos... Latinos...

(Girls - Adam Martinakis)

Grego
Concordância que açula o verbo
E o assola 
Ao fazer-lhe aperceber-se do em si
Melindra-lhe com as consequências
O constrange a traduzir-se
Embaraça-lhe 
Em toda a sua perplexa complexidade
Expõe o que lhe faz ser o que é
E não outro

Latino
Império de um corpo com alma
Sujeito a (des)razão
Dessa coisa que existe ou poderia existir
Que é tua
E está em mim

...
Momento inoportuno
Ao longo do qual transversa planos
A lisonjear-te servilmente
A influenciar sua soberania
E seguir junto como destino certo
Sem termo
A instar pertença
Tal qual a posição respectiva dos algarismos
Ou a botoeira a casar-se com o botão

...
Pronome a obrigar-me
Capricho relativo
Que me pertence
Embora ignore
Ser sensível
Impressionado
Persuadido a reconhecer o que pressagia
O que lhe aflige e desestabiliza 
Como o toque sutil
Na curva entre o calcanhar e os dedos
Comoção transmitida pelos nervos
Em frangalhos
Percebida pela inteligência
Convertida em ideia fixa 
Pelo espírito entregue
Negada
Ser tomado não só por si
Compacto antes inabitado

...
Ser estúpido incapaz de aprender
A consequência de um vício
A peça do teu tabuleiro
A pedra da tua balança
A consistência que te faz librar

...
Lugar a ser ocupado pelo meu corpo
Azo à minha causa
O meu azar
Meu enguiço
Meu quebranto

...
Interseção (in)conciliadora 
Que te deu tonalidades (extra)ordinárias
Sem o aspecto ou a cor da platina
Fraco irídio
Metal friável

...
Pessoa do singular
De dois gêneros
Vulnerável
Suscetível ao meu opalífero
Apartada dessa criatura que sou
Incerta voz secreta 
Que silenciada mata-me

...
Combinação que te confronta
Que não ilumina o suficiente
Vivacidade intermediada entre tons
Do vermelho ao azul
Do preto ao branco
Dada a desmandos leves
Quase sempre mortificada

...
Que se me renuncia ou abandona
Se não faz caso de mim
Cesso de sentir e fazer sentido
Cujo desprezo
Torna-me cinzas de um cadáver
Jazigo vazio
Alvéolo em que abelhas não depositam mel
Casulo sem semente ou larvas

...
Oposição que se insinua
Correspondência não condigna
Parte hemiédrica

...
A pedir que silencie meus restos mortais
Ou parte deles
A silenciar os teus
Impositora de penitência
Atormentada por pecados não cometidos
Sujeita a sacrifícios
Inflige-se e a mim
Tormentos

Se me pedes...
Não te consinto ir
Não te deixo atrás
Levo-te comigo
Leva-me consigo
Nada existe sem uma causa
Ou um caos

Nenhum comentário:

Postar um comentário