A partir das
problematizações propostas para a história dos negros por Albuquerque e Fraga
Filho (2006), o objetivo desta oficina fora visitar o passado das sociedades
africanas antes da chegada de europeus, considerar o contato entre povos e
culturas diferentes, no território hoje conhecido como Brasil e discutir as
experiências de africanos e seus descendentes do século XV aos dias atuais.
Evidentemente se selecionará os conteúdos da proposta de discussão, mas
buscar-se-á uma reflexão dos processos históricos que envolvem as condições
sociais, culturais, econômicas e políticas no Brasil.
MINICURSO II – DITADURA E AUSÊNCIA DE CIDADANIA
PROPONENTE:
PROFA. DRA. MARIA LEMKE (UFG)
PERÍODO
MATUTINO: DAS 8H ÀS 12H - DIAS: 04 E 05 DE DEZEMBRO DE 2014
Esta
oficina promoveu a reflexão sobre as condições, consequências e perspectivas
instauradas desde o golpe civil-miliar de 1964, valorizando a diversidade de
enfoques possíveis na busca de detalhar o golpe em si, a repressão e a
resistência, o extermínio de diversas populações étnicas que compõe a sociedade
brasileira e o papel dos envolvidos neste processo, a redemocratização e as
releituras do processo de anistia. Considerando as novas informações fornecidas
a partir da abertura de parte dos arquivos repressivos pela Comissão da Verdade.
MINICURSO III – HISTÓRIA REGIONAL
PROPONENTE:
PROF. ME. ESDRAS OLIVEIRA (UFG)
PERÍODO
MATUTINO: DAS 8H ÀS 12H - DIAS: 04 E 05 DE DEZEMBRO DE 2014
Esta
oficina analisa os quadros históricos da sociedade goiana, discutindo desde o
período colonial até a contemporaneidade. Focando no papel dos escravos e
imigrantes nos processos de surgimento dos primeiros arraiais, as mudanças com
o fim do período da mineração, o papel de goiás na economia nacional nos mais
diversos tempos históricos, debater a cultura, a sociedade e a política da
região. Considerando os processos de ocupação do território e as práticas e
costumes goianos ao longo da história.
EXPOSIÇÃO DE BANNERS
DIAS:
04 E 05 DE DEZEMBRO DE 2014 - DAS 8H ÀS 22H
Esta exposição
incentivou os alunos a avaliar a aprendizagem de história na sua própria formação.
Buscou-se responder a necessidade humana de situar-se diante do mundo, com o
objetivo de valorizar a pesquisa escolar elaborada e realizada pelos alunos sob
orientação de seus professores ou mesmo com o auxílio de professores de outras
instituições de ensino. Considerando nesta atividade a importância da
participação, do envolvimento e a produção do conhecimento. Ressaltamos que os
professores tem papel fundamental nos processos de ensino-aprendizagem que
ocorrem na escola. Nesta atividade, especialmente, coube a eles não aceitar a
cópia como pesquisa e a orientar a apresentação dos trabalhos dentro das regras
estabelecidas. Valorizando assim não a reprodução, mas a construção do
conhecimento dentro do espaço escolar.
ROJETO: IMAGENS E CLIQUES DA MINHA HISTÓRIA
EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS: DOS ARQUIVOS DA ESCOLA AOS
ÁLBUNS DE FAMÍLIA – TECENDO HISTÓRIAS
DIAS:
04 E 05 DE DEZEMBRO DE 2014 - DAS 8H ÀS 22H
Doutoranda Nayara Crístian Moraes;
Lázara Geissequele Oliveira;
Bárbara Nunes;
e Silma Barros.
O objetivo desta
exposição foi despertar os alunos para a possibilidade da pesquisa histórica
através das artes visuais, como abordagem qualitativa da pesquisa em ação. Na
expectativa de desenvolver no aluno o hábito da pesquisa, a valorização da sua
própria história, do planejamento e do desenvolvimento das práticas cotidianas
do ensino-aprendizagem. Levando os alunos participantes a compreenderem como as
obras de arte podem refletir sobre os contextos históricos que tematizam e nos
quais são produzidas.
MESA I – DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E
APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA NO SISTEMA EDUCACIONAL PÚBLICO
PROFESSORES
ME. ANA LORYM (UFG), DRA. SANDRA NARA DA SILVA NOVAIS (UFG) E ME. MURILO BORGES
DA SILVA (UFG)
DIA
04 DE DEZEMBRO DE 2014, QUINTA FEIRA - DAS 14H ÀS 15H30
O pleno
desenvolvimento do ensino-aprendizagem de história no mundo escolar exige a
participação dos sujeitos sociais envolvidos. Este debate ultrapassa os
métodos, as técnicas, as teorias, as estratégias político-acadêmicas. E exige
um esforço de toda a sociedade no sentido de criar um conjunto, do que podemos
chamar, de ‘dispositivos escolares’ que agregam as amplas dimensões da
realidade educacional no Brasil, buscando produzir significado para o
ensino-aprendizagem de história na educação básica. Para tal esta mesa se propôs
a refletiu sobre as políticas públicas de escolarização, pensando desde a
estrutura ao funcionamento das instituições de ensino e suas ligações com o
poder estatal e suas relações com a História como disciplina escolar. Na
expectativa de engendrar propostas viáveis de modelos de ação responsáveis, que
privilegiem uma formação crítica e autônoma dos educandos, atentos aos
trabalhos e as finalidades da instrução, com base na análise dos processos
históricos dos sistemas de ensino, segundo as legislações pertinentes e as
culturas escolares observáveis na contemporaneidade, considerando as
representações acerca da educação popular e as influências das estruturas do
status social e profissional num período no qual triunfa o capitalismo.
Aceitando o convite de Erwin Panofsky e Arno Mayer para pensar mais do aquilo
que as obras humanas de uma época proclamam, mas o que lhes escapa na medida em
que também participam de um período e de uma sociedade.
DEBATE I – A RELAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA,
REGULAR E DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO DE HISTÓRIA
PROFESSORES
DRA. ISA MARA SCARLATI COLOMBRO (UFG); DR. VANDERLEI BALBINO DA COSTA (UFG) E
DRA. LEONOR PANIAGO (UFG)
DIA
04 DE DEZEMBRO DE 2014, QUINTA FEIRA - DAS 16H ÀS 17H30
Educação de Jovens e
Adultos (EJA) configura-se como uma possibilidade de incluir os sujeitos que se
encontram a margem do processo educacional. Esta modalidade de ensino refletida
na Declaração de Jomtien, o papel de possibilidade de mudança de oportunidades
e reafirma a educação como direito de todos. No entanto exige metodologia de
trabalho própria. O que na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(LDB), nº 9394/96, deixou muito a desejar em relação às discussões expressas na
versão proposta atual. É preciso, considerar a qualificação na demanda por
esses serviços, por meio de ações culturais e políticas voltadas ao amplo
reconhecimento do valor da educação continuada como estratégia de promoção de equidade
educativa e social. A Educação de Jovens e Adultos e a Educação Inclusiva
apresentam-se como questões amplas e complexas, não apenas no que se refere a
disciplina de história, mas em todas as suas dimensões disciplinares,
complexidade esta que não será resolvida apenas com políticas públicas
adequadas. Este modelo de educação exige o engajamento social, e o
reconhecimento do potencial humanizador e transformador da educação em todo e
qualquer nível, oportunizando a inserção crítica e participativa de seus
usuários nos destinos da sociedade.
CONFERÊNCIA DE ABERTURA: VALORIZAÇÃO DA
DENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
MEDIADOR
PROFESSOR ME. FERNANDO SANTOS (UFG) – CONFERENCISTA: PROFESSOR DR. ANTÔNIO
BOSCO DE LIMA (UFU)
DIA
04 DE DEZEMBRO DE 2014, QUINTA FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H00
Discutiu-se a relação
entre o ensino de História realizado nas escolas e o caráter histórico do
desenvolvimento humano. Levando os alunos a observarem que o homem é o agente
das construções dos sentidos de mundos. Favorecendo o reconhecimento da
interação entre a experiência do aluno fora da escola e as problematizações
realizadas através da análise do contexto cotidiano, escolar e histórico.
Fazendo-os refletir a história como dimensão ética da vida humana que busca
quebrar estereótipos e construir laços sociais entre sujeitos de espaços e
tempos diversos e contemporâneos. Em sendo a cultura fonte básica da construção
subjetiva do sujeito, destacou-se que a consciência humana é também fruto das
relações históricas em suas diversas dimensões. E com isso desvelou, minimamente,
as possibilidades transversais e interdisciplinares das dimensões pedagógicas
por meio das ações docentes conforme propostas dos PCNs.
SEMINÁRIO I - FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
DE PROFESSORES
PROFESSOR
ME. ALÍPIO RODRIGUES (UFG)
DIA
05 DE DEZEMBRO DE 2014, SEXTA FEIRA - DAS 13H00 ÀS 14H00
O seminário discutiu os
processos históricos de desvalorização do profissional docente e a
desconstrução identitária promovida pela desvalorização da carreira, além do
descrédito imposto e assimilado às licenciaturas como um todo influenciado pela
desvalorização econômica das funções exercidas pelos (as) professores (as).
Oportunizando reflexão mais aprofundada da questão nas atuais circunstâncias
políticas, sociais, culturais e econômicas brasileiras, de forma mediada
promovendo o debate e a interação com os vários sujeitos envolvidos na relação
entre história, profissão e educação. O grupo apresentou as possibilidades e
impossibilidades impostas pela realidade profissional, econômica, política e
cultural dos sujeitos envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem e se
debateu como extrapolar, para o bem da comunidade escolar, os limites impostos
pelas circunstâncias sociais do momento histórico.
MESA II – A DESCONSTRUÇÃO HISTÓRICA E
RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE HISTÓRIA NA CONTEMPORANEIDADE
PROFESSORES
DRA. CAMILA OLIVEIRA (UFG), DRA. ELISÂNGELA SILVA DOS SANTOS (UFG) E ME.
GUSTAVO PINTO (UFSCAR)
DIA
05 DE DEZEMBRO DE 2014, SEXTA FEIRA - DAS 14H10 ÀS 16H10
Esta mesa se propôs a
refletiu o ser professor na contemporaneidade, os desafios da profissão, a
contribuição das análises sobre as práticas docentes, a formação e a construção
da identidade profissional que pode contribuir para uma transformação
qualitativa da comunidade escolar e da sociedade como um todo. A considerar
nessa construção identitária a presença da responsabilidade político-social na
práxis da docência perpassando a formação cidadã, política, crítica e transformadora,
correlacionando a identidade pessoal do docente com o ser professor, ainda que
a primeira premissa preceda a segunda. Considerando as relevantes dificuldades
para esta construção identitária, num ambiente profissional, social, político e
econômico hostil que demarcam a necessidade de mudanças paradigmáticas do
ensino-aprendizagem, para um modelo que considere as necessidades dos alunos
levando em conta o desenvolvimento de competência e o aprender a aprender de
forma ativa, dando condições para uma atuação docente, realmente,
qualificadora. Cujo objetivo é diminuir as distâncias entre o trabalho docente
e as atividades de pesquisa rompendo com a ideia de que professor é um mero
transmissor de conhecimentos já produzidos e desvinculados de sua prática
cotidiana que nesse contexto é diminuída em sua complexidade.
DEBATE II - AS NOVAS POSSIBILIDADE ENVOLVENDO
A TECNOLOGIA E A COMUNICAÇÃO PARA UM ENSINO DE HISTÓRIA MAIS REFLETIDO E
DINÂMICO
PROFESSORES
DR. MARCOS ANTÔNIO DE MENEZES (UFG), DRA. SUELY DOS SANTOS SILVA (UFG) E DRA.
ANDREA CRISTINA VERSUTI
DIA
05 DE DEZEMBRO DE 2014, SEXTA FEIRA - DAS 16H30 ÀS 17H30
Considerando
as perspectivas de Morin (2001) sobre o papel do docente frente as novas
tecnologias da informação e comunicação este debate se propôs a discutiu os
processos de atualização, que Freire (2008) acentua ao estabelecer a relação
dialética entre o aprendizado alcançado no ato de ensinar e a capacidade de
ensinar dinamizada pelo ato de aprender e que abrange os processos de criação,
reflexão e aprendizagem em toda e qualquer disciplina. A expectativa é refletir
como os suportes tecnológicos podem contribuir para o ensino-aprendizagem de
história entre outras disciplinas. Discutir os novos meios de virtualização e
atualização introduzidos no cotidiano da sala de aula, analisando como a
presença desses instrumentos e mecanismos podem ser didáticos ou alienantes nos
processos de ensino-aprendizagem. Pensando, e levando a reflexão os usuários
desses recursos no ambiente escolar, como esses mecanismos podem ser
instrumentos de inclusão e igualdade, quanto de exclusão e demarcadores de
desigualdades econômico-sociais, buscando assim promover um uso consciente
desses equipamentos e meios numa formação de fato qualificadora.
GINCANA CULTURAL: JOGOS DE PERGUNTAS E RESPOSTAS,
APRESENTAÇÕES ARTÍSTICO-CULTURAIS
DIA
05 DE DEZEMBRO DE 2014 - DAS 18H ÀS 21H
A proposta desta
gincana é desenvolver a perspectiva lúdica e beneficente como práticas
educativas, aceitando a criatividade e a colaboração como mola propulsora dos
processos de ensino-aprendizagem. Jogos, brincadeiras e estratégias em todos os
níveis escolares, também podem ser instrumentos que facilitem o atendimento da
diversidade no sistema educacional. Propomos uma reflexão temática que valorize
a interdisciplinaridade, porque entendemos que educar deve ser um exercício
constante no cotidiano escolar e também prazeroso. Esta atividade pode
estimular nos alunos a boa vontade para o treino da capacidade de apreensão, do
exercício autonomia, da colaboração nos trabalhos coletivos nas suas práticas
educativas, da dedicação e empenho nas atividades escolares, na socialização
humana e do conhecimento. Atividades lúdicas podem ser integradas ao cotidiano
dos alunos de forma individual e coletiva. No brincar experimenta-se: a
espontaneidade, a criatividade e aceitação do outro. Propiciando assim o
desenvolvimento, no plano simbólico, da atenção, imitação, criação, imaginação,
socialização, memória e interação. O brincar é um dos recursos mais eficazes
para promover no sujeito a ação sobre o objeto, segundo Reily (2004). A
atividade lúdica mobiliza o aluno, torna suas ações intencionais e estimula a
construção de esquemas racionais que o auxiliarão a alcançar solução para os desafios
que lhe serão propostos ao longo da vida.
JUSTIFICATIVA
O projeto se justifica por possibilitar o acesso democrático as discussões que fomentam o campo histórico, em suas dimensões políticas, culturais, sociais e econômicas, garantindo a comunidade escolar do Colégio Estadual Serafim de Carvalho, mas não exclusivamente a sua clientela, mas a toda a sociedade jataiense, acesso ao espaço da expressão, reflexão e crítica de um bem comum a todos, a História. Reflexão esta ausente do cotidiano da maioria da população. Despertar o interesse dos alunos pelo fazer histórico e para sua importância no seu processo de formação não apenas escolar ou acadêmico, mas social, político, econômico e cultural. Fazendo-os perceber que o ensino-aprendizagem de história não se restringe a um amontoado de informações desvinculadas da sua realidade cotidiana, mas que eles mesmos sujeitos construtores dessa história por si só justifica qualquer ação nesse sentido. Mas, busca-se também familiarizar os alunos com os diversos campos da pesquisa histórica, especialmente aqueles voltados para a sua própria formação, desvelando-a como objeto de pesquisa e como possibilidade de carreira. Estreitar as relações entre gestores, professores e alunos, explorando as responsabilidades e possibilidades de cada um no processo de ensino aprendizagem é o esforço dos trabalhos propostos neste projeto. O que buscamos realizar através de seminários, mesas, debates, conferências, oficinas, gincana, concursos culturais.
DEMOCRATIZAÇÃO
O evento não teve fins lucrativos, atendeu a demanda da qualificação para a disciplina de Estágio III e IV, do Curso de História, da Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí. Portanto aberto ao público. Os patrocinadores tiveram como contrapartida a divulgação da marca em todo material produzido.
REGISTRO FOTOGRÁFICO
AGRADECIMENTOS AOS APOIADORES:
Rural Brasil Empresas:
English School -
Escola de Idiomas:
Sideral Cine Foto
Digital:
Programa de Pós
Graduação - Faculdade de Educação - Universidade Federal de Goiás - Regional
Jataí
Universidade Federal de Goiás-UFG / Curso de História da
UFG/Regional Jataí:
AdCaj:
Colégio Estadual
Serafim de Carvalho:
AGRADECIMENTOS AOS ARTISTAS GRAFITEIROS:
Isabella Caricato:
Vinicius Jeep Tome:
Dedé:
AGRADECIMENTOS A EQUIPE
Agradecemos também a
participação dos professores e pesquisadores que contribuíram, generosamente,
conosco compartilhando saberes:
Prof. Dr. Murilo
Borges Silva (UFG);
Profa. Dra. Maria
Lemke (UFG);
Profa. Dra. Ana Lorym
(UFG);
Profa. Dra. Sandra
Nara da Silva Novais (UFG);
Profa. Dra. Isa Mara
Scarlati Colombro (UFG);
Prof. Dr. Vanderlei
Balbino da Costa (UFG);
Profa. Dra. Leonor
Paniago (UFG);
Prof. Me. Fernando
Santos (UFG);
Prof. Dr. Antônio
Bosco de Lima (UFU);
Prof. Me. Alípio
Rodrigues (UFG);
Profa. Dra. Camila
Oliveira (UFG);
Profa. Dra.
Elisângela Silva dos Santos (UFG);
Prof. Me. Gustavo
Pinto (UFSCAR);
Prof. Dr. Marcos
Antônio de Menezes (UFG);
Profa. Dra. Suely dos
Santos Silva (UFG);
Profa. Dra. Andrea
Cristina Versuti (UFG).
Agradecemos a toda
a equipe de concepção, produção e execução do Projeto de Intervenção do Grupo
de Estágio Supervisionado Paulo Freire:
Me. Golda Meir Gonçalves da Silva
Murillo Georgio
Pereira;
Maria Regina P.
Pinto;
Vanderleia de Jesus;
Grupo de Estágio Parceiro
Doutoranda Nayara
Crístian Moraes;
Lázara Geissequele
Oliveira;
Bárbara Nunes;
e Silma Barros.
Agradecimentos:
Turma Jeep do Hip Hop;
Coral Amor e Arte;
Banda do Bruno
Agradecimentos
muito especiais aos monitores:
Neuraci;
Átila Policarpo;
Elisangela Domingos
De Souzaç
Domingos;
Marlon Oliveira
Assis;
Hélio Siqueira;
Deusdéliae Murillo
Mmaxims
Sr. Adelino Gameiro da Neves
Sr. Sebastião Alexandre de Faria.
Agradecimentos mais que especiais para a Comunidade Escolar do Colégio Estadual Serafim
de Carvalho pela espetacular participação dos professores e gestores e,
principalmente, dos estudantes, vocês foram incríveis. Sem a dedicação de todos
vocês não teríamos conseguido, o projeto não teria se concretizado, portanto o
nosso Muito Obrigada!!!!
De acordo com a Lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998, a produção literária e a fotografia são consideradas como obras intelectuais, e como tal está protegida sua propriedade. Fica, portanto expressamente proibida a reprodução ou divulgação por qualquer meio ou suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro e qualquer alteração por processo análogo ao da fotografia das imagens aqui expostas ou das composições literárias, como reza a lei sem a devida autorização.
(http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm)
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